Quinta, 13 Abril 2023 10:17

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ARQUIVO DA ADUFMAT- SSIND - Maria Adenir Peraro

Espaço Aberto é um canal disponibilizado pelo sindicato
para que os docentes manifestem suas posições pessoais, por meio de artigos de opinião.
Os textos publicados nessa seção, portanto, não são análises da Adufmat-Ssind.

Maria Adenir Peraro
Professora Aposentada da UFMT

Minha participação no arquivo da ADUFMAT,como voluntária, iniciou-se em  2017, quando participei da Gestão: ADUFMAT DE LUTA, Autônoma e Democrática(2017-2019), na condição de  Diretora de Assuntos de Aposentadoria e Seguridade Social.[1]

Durante esta gestão, recebi  a incumbência de verificar as condições do arquivo  e de registrar a trajetória histórica da ADUFMAT para a elaboração de um vídeo documentário em  comemoração aos 40 anos desta Seção Sindical.

Assim, elaborei no início do ano de 2017, o  projeto de pesquisa denominado, ADUFMAT: 40 ANOS DE HISTÓRIA E MEMÓRIA (1978-2018), que impulsionou a abertura de  04 principais atividades,  como  segue:

1)-Arrolamento dos documentos sobre as Diretoria se suas respectivas composições, isto porque até aquele momento, existia apenas uma lista dos nomes dos presidentes da ADUFMAT. Foi necessário localizar as atas de posse das Assembleias mediante a higienização e realocação em caixas adequadas. Para tanto, contei com o trabalho da historiadora, mestre, Neila Maria de Souza Barreto que por vezes retirou-as de caixas de papelão, no piso, devido a falta de espaço no armário de ferro deslizante.

2)- Entrevistas junto aos professores que presidiram a ADUFMAT e, na continuidade, a coleta de depoimentos dos militantes históricos (docentes associados /sindicalizados que contribuíram para a fundação e refundação da ADUFMAT nos finais da década de 1970 e início da década de 1980, respectivamente). Estes depoimentos, foram transcritos com dupla finalidade: compor a narrativa de um livro sobre a perspectiva histórica da ADUFMAT e, de outro, transformá-los em fontes de pesquisa para futuros estudos.

3) Publicação em 2019 do livro “ADUFMAT SSind - 40 anos: História e Memória (1978-2018).

4) Contribuição para o vídeo documentário “ADUFMAT 40 anos....”, lançado em 2019mediante o levantamento sobre a composição das Diretorias da ADUFMAT(1978-2018), realizado junto as atas.

Cumpridas estas atividades, como historiadora, passei a me preocupar com a necessidade de  uma intervenção mais ampla junto a massa documental depositada no arquivo da OCA,  visando seu acesso ao público.

Neste sentido, o desenvolvimento das etapas a seguir, revela minha preocupação com a documentação do arquivo como um todo rumo à sua classificação e digitalização, de maneira a ser disponibilizado para consulta para que a atual e futuras gerações de docentes e discentes, tenham acesso aos documentos para pesquisar a respeito da história do movimento docente local, regional e nacional.

O importante passo: diálogo com o Centro de Documentação do ANDES-SN (CEDOC)

A partir do início de 2019 o diálogo com o CEDOC e a contratação de uma consultora, a historiadora com prática em arquivo professora Ilza Paião, foram fundamentais para a gestação de um Plano de Gestão Documental da ADUFMAT-SSIND.

Após estudos e experimentações, foi colocado à disposição em julho de 2019 um Plano de Gestão Documental para o gerenciamento e normalização da massa documental do arquivo da ADUFMAT.[2]

O referido Plano de Gestão documental e foi apresentado para a Comissão Permanente de Avaliação de Documentos (CPAD) com aprovação na reunião de 03 de dezembro de 2019.[3]

Como parte da gestão do Plano de Gestão Documental, um dos resultados foi a elaboração e a apresentação no final do ano de 2019, de um  Plano de Classificação dos Documentos da ADUFMAT-SSIND, voltado para os documentos históricos, políticos e sindicais.[4]

O referido Plano,  ao ser colocado em prática passou por várias adaptações, conforme as caixas originais foram sendo abertas e os documentos sendo “descobertos”.

Adaptações estas possíveis de serem observadas na denominada Tabela de temporalidade, por sua vez, imbricada no próprio processo histórico da ADUFMAT ao revelar os eventos, as relações e as parcerias estabelecidas, as decisões tomadas frente aos embates políticos e às políticas econômicas advindas de governos democráticos, liberais e de extrema direita das últimas quarenta décadas e meia.

O impacto provocado pela pandemia do COVID 19 no início do ano de 2020, influenciou igualmente as atividades junto ao arquivo levando a uma adaptação à nova realidade mediante o trabalho realizado office home.

O  retorno  do trabalho dos colegas professores, em 2022, forjou a reconfiguração da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos (CPAD) e a aprovação pela eliminação de documento sem conformidade com a Tabela de Temporalidade dos Documentos da ADUFMAT- SSIND. [5]

Destaque  deve ser dado à Tabela de Temporalidade que permitiu a eliminação de  450 kilos de documentos, distribuídos em várias caixas.

Por sua vez, a aplicação o Plano de Classificação resultou em 388 caixas de documentos classificados (manuscritos, impressos e filmagens), por sua vez alocados no arquivo permanente da ADUFMAT e aptos para serem digitalizados.

Para finalizar, devo dizer que a partir de então, a ADUFMAT poderá planejar o espaço físico onde encontram-se os documentos (manuscritos, impressos, fotográficos e filmagens), a um outro patamar: o patamar, não mais de almoxarifado, e sim de arquivo, e no futuro não distante, num Centro de Documentação nos moldes de outras seções sindicais do ANDES-SN.

Com o mesmo sentimento de motivação com que iniciei e desenvolvi o trabalho no arquivo, ao afastar-me, levo comigo a certeza de, ainda que sejam  encontradas falhas, procurei dar o meu melhor como historiadora e como sindicalizada.

Levo todo meu agradecimento à: professora Ilza Paião, pelas primordiais orientações no trato com a documentação; às bolsistas que comigo “colocaram a mão na massa”, principalmente durante a pandemia do COVID 2019; às Diretorias da ADUFMAT pela confiança depositada em meu trabalho; aos colegas membros da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos, pelo apoio durante as etapas do trabalho, como a do Plano de Classificação aqui comentado.

Profª. Drª. Maria Adenir Peraro

Presidente da  Comissão Permanente de Avaliação de Documentos da ADUFMAT-SSIND

Cuiabá, abril de 2023.

[1] Minha permanência junto ao arquivo atravessou  03 gestões diretoras da ADUFMAT: Gestão Adufmat de Luta, Autônoma e Democrática (2017-2019); Gestão Luto pela Universidade Pública (2019-2021)Gestão Pedro Casaldáliga: Por uma ADUFMAT de Luta, Autônoma e Democrática (2021-2023).

[2] O Plano de Gestão Documental da ADUFMAT é composto pelos seguintes instrumentos:Manual de Gestão Documental; Tabela de Temporalidade dos Documentos; Plano de Classificação dos Documentos; Etiquetas padrão para arquivos correntes; Termo de transferência de Documentos; Formulário de Proposta de Atualização da Tabela de Temporalidade de Documentos e Listagem e Eliminação de Documentos.

[3] Nesta data integravam a CPAD criado em meados de 2019, as professoras: Maria Adenir Peraro (presidente), Ilza Paião (arquivista); Neila Maria de Souza Barreto e Quelce Yasmashita;Maria Clara Vieira Weiss  e professores Sérgio Brasil Nazário Scala; Vicente Machado de  Ávila. Esta Comissão, extinguiu-se em decorrência da pandemia do COVID 19.

[4] Um dos critérios estabelecidos, foi priorizar a aplicação  do Plano de Classificação junto à massa documental impressa, manuscrita e imagética da ADUFMAT, do período de sua fundação às Comemorações dos 40 Anos (1978-2018). E deixamos para uma segunda e terceira etapas, a classificação das fotografias, a Gestão de Contabilidade e aGestão de Pessoal.

[5] Em Assembléia da ADUFMAT no segundo semestre de 2022, a CPAD passou a ser composta pelas professoras: Maria Adenir Peraro (presidente); Maria Clara Weiss (Instituto de Saúde Coletiva); Marlene Menezes (Departamento de História) e professores Flávio Ferreira Paes Filho (Departamento de História) e Waldir Bertúlio (Instituto de Saúde Coletiva). Agregaram-se no decorrer do citado ano, as professoras Nilza de Oliveira Sguarezi (Departamento de Ensino e Organização Escolar); Adriana Queiros do Nascimento e Meire Rose dos Anjos Oliveira (ambas do Departamento de Geografia).

Ler 401 vezes Última modificação em Quinta, 13 Abril 2023 10:33