Tem início o XVII Encontro da Regional Pantanal do Andes-SN na Adufmat-Ssind
Começou, nesta sexta-feira, 08/05, o XVII Encontro da Regional Pantanal do Andes-Sindicato Nacional, na sede da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Mato Grosso (Adufmat-Ssind), em Cuiabá. Serão dois dias de atividades com o objetivo de debater e encaminhar deliberações e planos de luta do sindicato nacional, além de promover a articulação entre as seções sindicais e intensificar a unidade de ação no âmbito da educação superior.
A programação teve início pela manhã, com visitação à sede da Regional Pantanal, com uma cerimônia de inauguração do espaço adquirido recentemente, no bairro Bandeirantes. No período da tarde, a mesa de abertura contou com a presença de representantes de entidades locais parceiras, como o Sindicato dos Trabalhadores Técnicos-administrativos da UFMT (Sintuf-MT), a Associação dos(as) Amigos(as) do Centro de Formação e Pesquisa Olga Benário Prestes (AAMOBEP) e a Federação dos Povos e Organizações Indígenas de Mato Grosso (Fepoimt), Diretório Central dos Estudantes (DCE – UFMT Cuiabá). A administração superior, por meio da Pró-Reitoria de Ensino e Graduação (Proeg), também compôs a mesa, além das representações das seções sindicais de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul – que formam a Regional Pantanal.
Os presentes destacaram a importância da realização do evento em Mato Grosso, estado que tem as relações marcadas pelo conservadorismo e pela forte presença do agronegócio. “É uma satisfação receber este evento, especialmente num momento em que, além de todas as questões nacionais, nós vivenciamos, em âmbito local, uma pressão política e empresarial para forçar o desmembramento do campus da UFMT em Sinop. Nós estamos lutando para garantir um debate democrático e debater multicampia”, afirmou o diretor-geral da Adufmat-Ssind, Breno Santos.
Ainda no primeiro dia, os participantes realizaram o Painel 1, que abordou a conjuntura política e abriu espaço para que as seções sindicais apresentassem suas demandas e pautas específicas. Alguns dos anseios apresentados foram, justamente, as pressões políticas e econômicas nas universidades, os ataques da extrema-direita.
A professora Ivanete Santos, da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), diretora da Adufmat-Rondonópolis, relatou, entre outras coisas, que há docentes reavaliando o processo de emancipação, efetivado em 2018 – que em Rondonópolis se deu por iniciativa da comunidade acadêmica, diferentemente do que está ocorrendo na UFMT – no sentido de que esse não teria sido um bom passo.
A docente da Universidade do Estado de Mato Grosso e presidente da Adunemat, Luciene Neves, também falou sobre questões que desafiam a autonomia universitária, além dos ataques de fascistas e a luta dos servidores de Mato Grosso pelo direito ao Reajuste Geral Anual (RGA).
O professor Marcelo Batarce, diretor da Seção Sindical do Andes-SN na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Aduems), falou sobre a unidade na luta, que deve se dar diante das convergências e também das divergências dentro da categoria, e defendeu o fortalecimento da luta pelo reenquadramento dos docentes aposentados.
Citando Pedro Casaldáliga, que dá nome ao largo onde a sede da Adufmat-Ssind está localizada, o professor José Roberto Oliveira, diretor da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Adufms), declarou: “malditas sejam todas as cercas que nos impedem de viver e amar”, contextualizando não apenas a existência das cercas do latifúndio, mas as ideias que limitam o imaginário social no estado. Em seguida, relatou também a realidade da categoria na universidade onde trabalha, denunciando uma pseudo-democracia criada com a participação do sindicato nos espaços institucionais. “A gente está lá, falando, se posicionando, mas a gente perde sempre. Às vezes é até constrangedor assinar a ata das reuniões do conselho. Temos que avaliar essa participação”, avaliou.
No sábado, a programação continua com o Painel 2, voltado às questões organizativas, administrativas, financeiras e políticas do ANDES-SN, com participação dos docentes Sérgio Luiz Carmelo Barroso (primeiro tesoureiro do Andes-SN) e Eblin Farage (ex-presidente do Andes-SN). À tarde, o Painel 3 discutirá o plano de lutas e estratégias de ação, com contribuições de Josevaldo Cunha (primeiro vice-presidente da Regional Nordeste II) e Luciana Henrique da Silva (primeira vice-presidente da Regional Pantanal).
Luana Soutos
Assessoria de Imprensa da Adufmat-Ssind
Adufmat-Ssind sediará XVII Encontro da Regional Pantanal do ANDES-SN nos dias 08 e 09/05
Cuiabá sediará o XVII Encontro da Vice-presidência Regional Pantanal do ANDES-SN. O evento, que será nos dias 08 e 09/05, reunirá a parte da diretoria do Andes-Sindicato Nacional que representa mais diretamente as seções sindicais localizadas em Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul, e será realizado na sede da Associação dos Docentes da UFMT (Adufmat-Ssind).
A ideia é debater e encaminhar deliberações e planos de luta do sindicato nacional, além de promover a articulação entre as seções sindicais e intensificar a unidade de ação no âmbito da educação superior.
As vice-presidências regionais do ANDES-SN são compostas por seções sindicais de docentes de instituições públicas de ensino superior, organizadas a partir das bases nas universidades e institutos federais e estaduais. Essas seções sindicais constituem a estrutura do sindicato, garantindo a organização docente nos locais de trabalho e a articulação com a direção nacional.
As entidades que integram a Regional Pantanal do Andes-SN são as associações docentes vinculadas às universidades Federal de Mato Grosso (Adufmat-Ssind), Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Federal da Grande Dourados (UFGD) e a Federal de Rondonópolis (UFR).
A programação terá início na sexta-feira, 08/05, com visitação à sede da Regional Pantanal pela manhã. No período da tarde, ocorre o credenciamento, seguido da mesa de abertura. Ainda no primeiro dia, será realizado o Painel 1, que abordará a conjuntura política e abrirá espaço para que as seções sindicais apresentem suas demandas e pautas específicas.
No sábado, a programação continua com o Painel 2, voltado às questões organizativas, administrativas, financeiras e políticas do ANDES-SN, com participação dos docentes Sérgio Luiz Carmelo Barroso (primeiro tesoureiro do Andes-SN) e Eblin Farage (ex-presidente do Andes-SN). À tarde, o Painel 3 discutirá o plano de lutas e estratégias de ação, com contribuições de Josevaldo Cunha (primeiro vice-presidente da Regional Nordeste II) e Luciana Henrique da Silva (primeira vice-presidente da Regional Pantanal).
A Diretoria da Regional Pantanal destaca a importância da participação de todas as seções sindicais do Andes-SN situadas nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, e orienta que as delegações, indicadas por suas seções sindicais, sejam informadas à Regional até o dia 04/05, reforçando o papel do encontro no fortalecimento da organização docente na região.
Assessoria de Imprensa da Adufmat-Ssind












